sexta-feira, 27 de novembro de 2009

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Tecnica vocal - definição vozes - Prof. Roberto CascaVel

Quando cantamos junto com outra voz (ou vozes) estamos montando um acorde, que pode ter graus diversos de complexidade mas Basicamente é a 1a. nota a que da nome ao acorde no caso do acorde de Dó ( C) ele é composto por Dó, Mi, Sol , que na posição FUNDAMENTAL em uma partitura ficam asssim;

o Dó a nota mais grave ,mais embaixo no PENTAGRAMA , é a 1a, o Mi a 2a. estando acima do Do( sendo portanto mais agudo que a 1a., e tendo com esta uma distancia de uma TERçA MAIOR) e a 3a. sera o SOL que tera a distancia da 1a, de uma 5a. ficando assim.

Dó (1), Mi(2) Sol (3), ficando0 a questao de primeira e segunda subordinado a posição de mais grave uma em relação a outra, se mudarmos o baixo do acorde, passando para a primeira INVERSão o Mi entao sera a 1a. por estar mais grave em relação as outros e mais embaixop no pentagrama.

O melhor segunda VOZ DO bRASIL É AQUEL QUE CONSEGUE CANTAR DENTRO DE SUIA TESSITURA SEM FORÇAR UMA TONALIDADE COMO ACONTECE NA MAIORIA DAS DUPLAS.

Mato Grosso e Mathias, invertem as vozes e tem uma definição boa nafinação mantendo intervalos de terça e de quinta. coisa que a MAIORIA dos sertanejos nao conseguem e acabam manteno uma distancia de 6a. entre as vozes.


Prof. Roberto Beuttemmuller

João Victor e prof . Weslley Marques - musica - "Esperando na janela "

Roni e prof Weslley Marques - musica " Ainda ontem chorei de saudade "

Lucas - "Pagode e Solos de Viola Caipira"

quarta-feira, 4 de novembro de 2009