sábado, 18 de julho de 2009

Festival sertanejo conhece seus primeiros semifinalistas

No primeiro dia de eliminatórias, seis duplas classificaram suas músicas para a etapa seguinte; apresentações são no estúdio da Rádio Cultura AM



O músico e professor Fábio Alencar, um dos jurados da primeira eliminatória do Festival de Música Sertaneja, realizada nesta quarta-feira (15) durante o programa Cristiano Silva, na Rádio Cultura AM, acreditava que o estilo dominante seria o sertanejo universitário, a la “Victor e Léo”, dupla revelada em baladas típicas de acadêmicos.


Alencar tinha dois motivos para acreditar nisso: a massificação do estilo, cantado pela quase totalidade de duplas sertanejas e a idade da maioria dos 102 inscritos no festival, número final computado pela comissão organizadora da competição. Ao final da maratona de ouvir os nove selecionados – Denian, um dos inscritos, foi desclassificado porque não compareceu no horário marcado –, Alencar reviu a idéia inicial, duplamente.

“Tinha gente jovem e mais velha, que tocou desde o sertanejo raiz ao universitário. Fui surpreendido positivamente, vi pessoas que nunca tinha se apresentado com potencial de crescer. Achei bem bacana”, diz ele. Além de Alencar, o primeiro dia de eliminatórias teve por jurados Sebastião Sobrinho, Cláudio Viola, Wilson Teixeira e Nadir Romero, que elogiou a iniciativa do festival.

Cantora, Nadir só lamenta que o estilo universitário tenha tomado conta da atual geração de compositores sertanejos. “Sinto falta de letras que falem do sertão, da boiada, do campo. Da música de raiz, sabe?”

Do total de cantores que se apresentaram, seis foram classificados para a fase semifinal. As notas variavam de 0 a 10. Os concorrentes de ontem foram Cleiton Viola e Cidão, Pinta Silva, João Guilherme e Juliano, Loirinho e Fortunato, Evandro e Henrique, Nathy Mendes e Grazielle, João Carlos e Raphael e André e Andrei.

Os classificados foram Cleiton Viola e Cidão (327,8), “Acervo de Paixão”; André e Andrey (306,2), “Num barzinho da cidade”; João Guilherme e Juliano (298,2), “Ela apavora”; João Carlos e Raphael (294,4), “Timidez”, Evandro e Henrique (283,2), “Gato e sapato” e Nathy Mendes e Grazielle (265,3), “Mão no fogo.”

Na quinta-feira
Cantam Tinhão e Tinhinho; Maria A. Rodrigues; Pedro Carreiro e Fabiano; João Marcos e Michel; Marcos e Adriano; Marcos e Júlio; Rio Preto e Empresário; Almirante e Moraíto; Eder Rossini; e Thaís Juliana.

http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/221551/newsletter

Nenhum comentário:

Postar um comentário