Todo estímulo sonoro gera uma
resposta emocional, e também uma resposta corporal
que é chamada de movimento. E o
corpo em movimento é usado como meio de expressão,
visão de mundo.
Na música o corpo se movimenta
num determinado espaço respeitando um ritmo.
Ritmo significa movimento, onde
segundo (BRITO, 1998), o ritmo é o agrupamento de
valores de tempo combinados de
maneira que marquem com regularidade de uma sucessão de sons fortes e fracos,
de maior ou menor intensidade.
Ritmo associado à música torna a
atividade mais prazerosa e permite um melhor
controle dos movimentos em função
do tempo e do espaço aprimorando as estruturas
psicomotoras.
Na psicomotricidade humana
podemos considerar o ritmo como um fenômeno
psicosensóriomotor que permite
obtenção máxima do rendimento com o mínimo esforço
considerando a ordenação dos
movimentos.
Nesta perspectiva música e ritmo
são um meio de aprendizagem e fundamental no
desenvolvimento da
psicomotricidade onde as atividades básicas podem ser fundamentadas
em brinquedos cantados, danças
folclóricas, ginásticas historiada, movimentos corporais,
como batida de pés, mãos, sopros,
vozes entre outros.
A música e temas sonoros levam o
sujeito a se ajustarem na percepção temporal e
espacial auxiliando a memorização
no que diz respeito à psicomotricidade, podendo assim
oportunizar: Consciência
corporal; expressão criativa; senso de realização; desafios físicos e
mentais; relaxamento; formas de
emoção.
A música atua fortemente como uma
resposta do movimento e o aluno deve ser
estimulado a ter uma motricidade
espontânea, harmoniosa proporcionando oportunidades de
terem um conhecimento próprio do
corpo podendo agir em consonância com um ritmo
sonoro.
C a d e r n o M u l t i d i s c i
p l i n a r d e P ó s - G r a d u a ç ã o d a U C P , P i t a n g a , v . 1 , n
. 1 , p . 1 9 5 -
2 0 5 , j a n . 2 0 1 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário